sexta-feira, 24 de julho de 2009

Projeto de lei: empresas poderão fornecer protetor solar para funcionários.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5061/09, do deputado Antônio Roberto (PV-MG), que obriga as empresas a fornecerem protetor solar aos empregados que trabalhem a céu aberto. De acordo com a proposta, o Ministério do Trabalho e Emprego definirá as normas para o cumprimento da medida.

O objetivo é reduzir a incidência de câncer de pele entre trabalhadores nos casos em que a sua exposição ao sol é obrigatória. O parlamentar afirma que esse tipo de câncer é o mais frequente, correspondendo a aproximadamente 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O projeto muda a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43), que atualmente determina que a empresa forneça Equipamento de Proteção Individual (EPI) contra riscos de acidente e danos à saúde dos empregados.

"Apesar disso, o próprio Ministério do Trabalho encontra dificuldade para incluir o protetor solar no rol dos EPIs. A dificuldade deve-se ao entendimento de que o câncer de pele não se relaciona diretamente ao trabalho, uma vez que toda a população está sujeita à exposição ao sol", afirma Antônio Roberto.

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

terça-feira, 21 de julho de 2009

"Perdir por causa do vírus na urna eletrônica."

Depois de 10 meses em silêncio por conta da maior derrota eleitoral de sua vida política, o Deputado Estadual Alair Correa, voltou a falar em um órgão de imprensa. Hoje (21/07), pela manhã, na Rádio 104 FM, ele voltou atacar o atual Prefeito de Cabo Frio, criticando os programas sociais como o Café do Trabalhador, a Passagem a R$ 1,00 e entre outros que beneficiam a população mais pobre do município.

Alair, se intitulando Prefeito de fato da cidade, disse que não será candidato a reeleição em 2010, pois em breve assumirá a Prefeitura de Cabo Frio.

Não assumiu a derrota eleitoral no pleito de 2008 e disse que perdeu por causa do vírus de computador que atacou as urnas do seu "reduto eleitoral". Fala sério, Alair!!!

Voltou a falar, mas com o mesmo discurso de perdedor. Ele se achava o Rei da Cidade, mas perdeu com mais de 15.000 votos, ou seja, por mais de 15 mil vírus de diferença.

sábado, 18 de julho de 2009

Moldando a prevenção


A Revista Proteção, edição 211, aborda como matéria de capa um assunto muito relevante sobre a indústria de cerâmica vermelha, como é chamada nos dias de hoje, que não tem sido prioridade para a fiscalização do Ministério do Trabalho. Como não há cobranças, também não tem havido investimentos para melhorar as condições de trabalho nesses estabelecimentos que produzem principalmente telhas e tijolos.

Quando vemos os tijolos chegando na obra para começar erguer as paredes de uma casa, não sabemos em que condições os trabalhadores produziram esses tijolos.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Trabalhadores da construção civil farão protesto contra acidentes de trabalho

Os trabalhadores da construção civil de São Paulo farão uma paralisação de 24 horas no próximo dia 20 de julho (segunda-feira) em protesto contra os acidentes graves e fatais nas obras. Segundo Antonio de Sousa Ramalho, presidente do (Sintracon-SP) Sindicato da Construção Civil de São Paulo, neste ano ocorreram 9 mortes – 4 por queda, 3 por soterramento e 2 por falhas em equipamentos. Em 1995 foram 138 mortes. O Sintracon fez uma campanha sistemática e diminuiu muito o número de mortes. No entanto, o número voltou a subir neste ano. “Com a crise econômica, as empresas cortaram custos, lamentavelmente também na área de segurança do trabalho.

"Faremos o protesto com o objetivo de parar de uma vez por todas com esse desrespeito com a vida e as Normas de Segurança do Trabalho, patrocinada por maus empresários, que teimam em priorizar lucros em detrimento de vidas humanas”, declarou Ramalho.No dia 20, cerca de 10 mil trabalhadores vão se concentrar em frente a sede do sindicato (rua Conde de Sarzedas, 286) e sairão em passeata até a rua Martins Fontes, em frente a Delegacia Regional do Trabalho, onde o delegado José Roberto de Melo receberá as reivindicações dos trabalhadores.

Ramalho informou que os trabalhadores vão protestar com caixões, cruzes, tochas, faixas e cartazes para conscientizar a sociedade que o setor da construção civil é a que mais mata no Brasil.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Casos de LER no país aumentaram quase 600% em três anos

Os casos de LER - Lesão por Esforço Repetitivo - aumentaram quase 600% nos últimos três anos. Os dados são do INSS. Muitos profissionais estão correndo o risco de ficar doentes e não sabem.

A inflamação, que começou nos ombros, e tomou conta do pescoço, incomoda Solange há dez anos. É tanta dor que mesmo depois de uma cirurgia, ela mal consegue mexer a cabeça. "Sinto dores aqui nos ombros, por causa do movimento do caixa, né? Deus me livre, não desejo isso para ninguém", diz a bancária afastada por LER, Solange Maria Campos.

Os desgastes dos tendões e músculos, por movimentos feitos várias vezes ao dia, é chamado de LER - Lesão por Esforço Repetitivo. Os números da doença são de assustar: nos últimos 3 anos, os afastamentos do trabalho por conta da LER cresceram quase 600%.

Entre os bancários o problema é considerado epidemia: metade dos funcionários de bancos do estado de São Paulo, já precisou de atendimento médico pelo menos uma vez. Os afastamentos aumentaram porque desde 2007 está mais fácil provar ao INSS a relação entre doença e trabalho. O problema segundo o Sindicato dos Bancários é que muitos profissionais não conseguem se curar.

"Ele se afasta pelo INSS, quando ele volta ao local de trabalho, ele é colocado no mesmo local de trabalho, num mesmo local, na mesma função em que ele adoeceu", afirma o secretário do sindicato dos bancários/SP/Walcir.

Especialistas defendem um tratamento multidisciplinar para curar a tendinite e ao mesmo tempo dar apoio psicológico. O cirurgião Gustavo Ruggiero recomenda "todo profissional que trabalha sob pressão precisa de uma válvula de escape".

"Ter uma atividade paralela - um esporte, uma atividade física, algum hobby, alguma coisa que ela consiga ter momentos de relaxamento e que consiga extravassar esse estresse a que ela é submetida", salienta Ruggiero.

A prevensão é o melhor remédio para qualquer atividade de trabalho, principalmente onde os trabalhadores estão mais expostas aos riscos.

Fonte: TV Record

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Certificação socioambiental na construção civil

A Wtorre, que atua na construção de edificações comerciais, tem sentido que muitas empresas, especialmente multinacionais, estão exigindo padrões cada vez mais altos de redução de impacto ambiental na hora de contratar a construção de novos edifícios operacionais.

"A principal motivação das grandes empresas de construção civil em buscar a certificação de responsabilidade socioambiental para seus projetos é trazer valor agregado a seus produtos, pois existe uma crescente demanda dos clientes", diz Rosa Pezzini, gerente de desenvolvimento de produtos e arquitetura da incorporadora paulista.

Em 2004, a Wtorre passou a adotar critérios mais rígidos no uso de matérias-primas e nos projetos dos imóveis, a fim de reduzir os impactos ambientais. Em 2007, ela se associou ao Green Building Council-Brasil, que emite a certificação Leed e, hoje, seis de seus projetos estão em processo de certificação. Segundo Pezzini, essas empresas estão em busca de novos tipos de negócios e, para isso, buscam um edifício com caraterísticas diferenciadas para instalarem seus escritórios.

Cresce cada vez mais a preocupação com a preservação do Meio Ambiente e a construção civil tem um papel fundamental nisso.

Fonte: Agência Estado

terça-feira, 14 de julho de 2009

Segurança no Canteiro de Obras - Certo e Errado.

O serviço de cortes em alvenaria produz poeira, que pode ser lançada contra os olhos do operador da máquina ou aspirada por ele, e ruído forte. Por isso é importante o uso do protetor de ouvidos, máscaras e dos óculos.
Ao trabalhar próximo de instalações elétricas, certifique-se de que a rede esteja desenergizada. Dessa forma é possível trabalhar com tranquilidade, sem riscos de levar choques. Não se esqueça também do uso de equipamentos de proteção individual.

Durante a execução de uma laje de steel deck, a concretagem deve ser feita com cuidado. Quando não se utiliza concreto autoadensável, a mistura deve ser movimentada frequentemente e cuidadosamente, evitando o acúmulo de concreto em zonas críticas, como o meio do vão da laje.

Ao trabalhar sobre escoramento de lajes, procure andar longe das beiradas para evitar quedas. Além disso, a região debaixo do local de montagem das formas deve ser isolada ou sinalizada sobre o risco de acidentes por eventual queda de materiais, ferramentas e ou equipamentos.

A prevenção é o melhor caminho para que se tenha um ambiente de trabalho mais seguro e com isso um bom planejamento é importante para a execução dos serviços com segurança.

Perca um minuto com o planejamento, mas não perca a vida em 1 minuto por causa de um acidente!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Mudanças no Secretariado Municipal de Cabo Frio

O Prefeito Marquinho Mendes (PSDB) resolveu mexer no secretario municipal. A partir de 20 de julho, a Professora Laura Barreto (PT) assumirá a Secretaria de Educação em substituição ao engenheiro e professor da UERJ Paulo Massa (PP) que vai ocupar a Secretaria de Habitação.

Laura Barreto é professora de história, ex-diretora da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, ex-presidente do SEPE/Lagos e atualmente ocupa a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Ela foi uma batalhadora para instalação, em Cabo Frio, do Instituto Federal Fluminense – IFF (ex-Cefet) e atualmente é a coordenadora dos trabalho para instalação de um campus da UERJ na cidade.

A educação de Cabo Frio tem a partir de agora uma legítima representante da rede municipal ocupando a Secretaria de Educação. Com certeza o relacionamento entre o executivo municipal e classe dos professores vai melhorar.

Parabéns a Professora Laura Barreto e ao Prefeito Marquinho Mendes pela excelente escolha !!!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Lula recebe prêmio por busca da paz e enfatiza conquistas do povo brasileiro

O presidente Lula recebeu na terça-feira (7), em Paris, na sede da Unesco, o prêmio Félix Houphouët-Boigny pela Busca da Paz, já recebido por Nelson Mandela e Jimmy Carter, entre outros, por suas ações pela democracia e a justiça social.

“Recebo este prêmio não tanto como uma homenagem à minha história pessoal, sindical e política, e mais como um reconhecimento das conquistas recentes do povo brasileiro” agradeceu Lula. O prêmio Félix Houphouët-Boigny pela Busca da Paz foi oferecido a Lula por suas ações de promoção da democracia, igualdade e justiça social no Brasil.

Durante a cerimônia de premiação, ativistas do Greenpeace fizeram uma manifestação em defesa da Amazônia, portando faixas que pediam a Lula que tomasse conta da floresta. O presidente deu apoio à manifestação pacífica do grupo.

“O alerta desses jovens é um alerta que vale para todos nós, porque a Amazônia tem que ser realmente preservada.A Amazônia tem que ser cuidada com muito carinho”, enfatizou o presidente. Em encontro com Lula, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse que os dois países vão chegar na reunião do G-8, que começa hoje (8) na Itália, defendendo a idéia de que o combate aos efeitos da mudança no clima se torne uma obrigação para todos os países.

Fonte: site PT

terça-feira, 7 de julho de 2009

Informativo da ASAERLA.


A ASAERLA - Associação dos Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos - colocou em circulação o seu novo informativo.

Vale destacar algumas reportagens interessantes como "Falta de ciclovia embola o trânsito", as propostas da entidade para as Leis Complementares do Plano Diretor da cidade de Cabo Frio, a reportagem de capa sobre a Fazenda Campos Novos que é um patrimônio histórico ameaçado , e a boa entrevista com o Engenheiro Sanitarista Márcio Beranger, novo administrador das APA's do Pau Brasil e Serra de Sapiatiba.

Parabéns ASAERLA por esse novo informativo.

Utilização correta dos dispositivos de segurança

A utilização correta dos dispositivos de segurança é de fundamental importância para salvar vidas e prevenir lesões graves. Vejam abaixo a reportagem do O Globo.

O GLOBO - 07/07/2009

Mãe de gêmeos de 5 anos perdeu o controle do veículo no Aterro do Flamengo; os 2 irmãos nada sofreram

Reportagem: Marcelo Dutra

Graças a duas cadeirinhas de segurança infantis, os gêmeos Ingrid e Igor, de 5 anos, sobreviveram, ontem à tarde, aum grave acidente no Aterro do Flamengo, na pista sentido Centro, na altura do prédio da Ordem dos Advogados doBrasil (OAB). As duas crianças estavam afiveladas às cadeiras, no banco traseiro do Fiat Siena, dirigido pela mãe, que colidiu frontalmente com um Volkswagen Jetta. O acessório, segundo bombeiros do quartel Central que socorreram as cinco vítimas do acidente, impediu que Ingrid e Igor fossem projetados pelo para-brisa.

A mãe das crianças, a professora Viviane Regina de Almeida, de 33 anos, perdeu a direção quando passava por umacurva fechada. O veículo rodopiou diversas vezes na pista até parar na contramão e colidir com o Jetta, dirigido porVitor Rangel. Ele e Lúcia Pinheiro da Silva, que estava no banco do carona do Jetta, ficaram levemente feridos.Empresária retirou crianças e chamou bombeiros Os dois veículos ficaram parcialmente destruídos. As crianças foramretiradas do banco traseiro pela empresária Marie-Annick Mercier, que parou para socorrer as vítimas.

— As crianças estavam dentro do carro chorando, apavoradas.

Eu tirei as duas e fiquei com elas no canteiro até a chegada dos bombeiros. Foram eles que retiraram a motorista —contou Marie-Annick.

Viviane ficou desacordada por mais de 30 minutos, mas não teve ferimentos graves, pois também estava presa ao cintode segurança. O motorista do Jetta e sua acompanhante tiveram ferimentos nos braços.

— O acidente foi muito violento e num ângulo de colisão terrível. Só não houve mortes porque os acessórios desegurança funcionaram — afirmou Márcio Soares, agente da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET-Rio), queviu o acidente e fechou a pista para impedir outras colisões a seguir.

O analista de sistemas Anderson Marinho de Lima, marido de Viviane e pai das crianças, chegou ao local da colisãorapidamente. Ele contou que a mulher tem carteira de habilitação há dez anos. Segundo Anderson, Viviane saiu deJacarepaguá, por volta das 15h, e se dirigia com os filhos para a casa da família, em Botafogo. Ainda de acordo comele, o casal faz questão de preservar todas as medidas de segurança no trânsito.

— As crianças jamais viajam fora das cadeirinhas. Foi isso que salvou a vida delas hoje — afirmou Anderson.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Festival do Camarão em Cabo Frio


O V Festival de Camarão de Cabo Frio, realização da Prefeitura da cidade, começa hoje, a partir das 18hs, e vai até domingo (05/07). O evento será realizado na Praia do Siqueira, bairro conhecido pela atividade pesqueira e está localizado na entrada da cidade.

No total, são 67 barracas para atendimento as frequentadores, sendo 27 de comidas e bebidas, 30 de artesanato local e 10 de doces. Cinco toneladas de camarão da Laguna de Araruama serão destinadas a degustação em 42 diferentes tipos de pratos entre eles: panquecas, camarão ao alho e óleo, bobó de camarão, crepe, camarão empanado e pastel.

O local do evento será próximo a Capela de São Pedro e para melhor atender os visitantes, o Espaço de Eventos da cidade, atrás do Sendas, será liberado o estacionamento dos veículos e haverá transporte gratuito até a área do Festival.

Programação de Shows – Festival do Camarão:

6ª feira – Banda Tree Dance (pop) – 21h30
Sábado – Medida Exata – 20h e Orquestra Tropical – 22h
Domingo – Allan Lobato (dança) – 19h e Gisele e Banda (MPB) – 20h30

Parabéns a minha comunidade do bairro Praia do Siqueira.

Bom evento a todos e aproveitem!