quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Dia 27 de novembro, Dia do Engenheiro e Tecnico de Segurança do Trabalho


Há 29 anos, no dia 27 de novembro de 1985, a Lei nº 7.410 era aprovada, regulamentando o exercício das profissões de Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho. Um marco histórico para os profissionais da área nascia.

O presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho - Fenatest, Armando Henrique, diz que essa data precisa ser comemorada para que os jovens técnicos saibam das lutas que foram travadas pela categoria antes que essa conquista fosse alcançada. "Eles precisam tomar conhecimento, porque um profissional que não conhece a sua história acaba não sendo incorporado no sentimento de classe", afirma.



Já o engenheiro Francisco Machado, atual presidente da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (ANEST), pontua as mudanças que o decreto agregou aos prevencionistas perante a sociedade.

"Agora temos a força da lei, que é a estrada legal para o desempenho de nossa profissão, só depende de nós mesmos. Mesmo quando não há vontade política em SST por parte do Governo, nós podemos pressionar os parlamentos municipais, estaduais e federais, bem como interagir com o Ministério Público e Judiciário, para promover as mudanças necessárias, no executivo", avalia. 

PARABÉNS A TODOS OS TÉCNICOS E ENGENHEIROS DE SEGURANÇA DO TRABALHO !!!

Fonte: Revista Proteção

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

SALVE ZUMBI! A LUTA CONTRA A MORTE E O EXTERMÍNIO DE NEGROS CONTINUA!


No Dia Nacional da Consciência Negra, o Rio não tem muito do que se orgulhar. Pesquisas recentes mostram que o número de negros e pardos assassinados no município foi 2,7 vezes maior que o de brancos.
De acordo com os dados do DataSus pesquisados pelo Laeser UFRJ (Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e das Relações Raciais), dos 1.203 homicídios registrados no último ano, 872 foram cometidos contra negros (72,5%) e 331 contra brancos (27,5%). No Estado a diferença é menor, mas não apaga o absurdo. A cada homem branco assassinado, 2,3 negros ou pardos morreram: foram inacreditáveis 3.073 (69,9%) contra 1.322 (30,1%).
O absurdo ganha ainda mais destaque ao dar enfoque aos 19 municípios da Região Metropolitana: somente em Japeri se matou praticamente oito vezes mais negros do que não negros: 31 homicídios contra quatro. Em algumas cidades a quantidade de pretos e pardos assassinados mais que quadruplica em relação aos brancos. Em São João de Meriti, se assassinou 4,8 vezes mais negros; Seropédica, 4,5 vezes e Caxias, 3,7.
Os dados nacionais também assustam: nada menos do que 38.243 negros foram vítimas de homicídio (72,7%) no Brasil — 2,6 vezes mais que assassinatos de pessoas brancas, que ficaram em 14.348 (27,3%) no mesmo ano.
A memória de Zumbi dos Palmares precisa ser lembrada como alguém que lutou pela liberdade e pela dignidade do povo negro. E o dia de hoje é uma oportunidade para construirmos mecanismos efetivos com esse propósitos.
Precisamos de políticas públicas capazes de impedir esses assassinatos, em especial do povo negro.
Vamos juntos! Sem você não dá.

Contribuição Professor Robson Leite.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Vai ter Eleições para o CREA-RJ na próxima quarta-feira, dia 19 de novembro.

Aguardamos o avanço do quadro de incertezas e já estamos certos de algumas decisões sobre o processo eleitoral do Crea:

1 - Haverá COM CERTEZA eleição nesta quarta-feira, 19 para presidente do Confea e Diretores da Mútua
2 - Poderá haver, por cassação de liminar de adiamento, eleição para Presidente do Crea. Hipótese bem provável.
3 - Reynaldo Barros apoia Alonso para o Confea, Fernando Paes para Diretor da Mútua e Paulo Sad para Diretor Administrativo da Mútua. 

Portanto nossa campanha TEM QUE ESTAR a postos para a eleição nesta quarta-feira, 19. Pedimos a todos que multipliquem essa informação para nossa militância, colaboradores, simpatizantes para que mobilizem todos os colegas possíveis para darmos a demonstração de força de nossas propostas de mudança do Crea-RJ

Estamos na liderança das intenções, em pesquisas medidas pela situação e pela outra candidatura do mesmo grupo oposto ao nosso.

Todo nosso trabalho do último ano resultará na mobilização de cada um. Contamos com TODOS!

Amanhã, terça, ainda faremos comunicados a todos com mais detalhes.

Indiquem os fiscais para as urnas (tem que ser profissionais com nome, celular e CPF ou registro do Crea). Mandaremos formulários por e-mail para que os mesmos apresentem às mesas receptoras

Os locais de votação podem ser vistos por qualquer pessoa no site do crea   www.crea-rj.org.br  informando nome ou CPF. Repito: por qualquer pessoa. A informação está aberta ao público.

Se o local não for em sua cidade ou for longe de seu local de trabalho ou residência sem que tenha feito essa opção, não deixe de votar na chapa de Reynaldo Barros e exija seu direito de votar em separado na urna mais próxima.
Os fiscais receberão instruções mais detalhadas, por isso o celular é importante)

Informações sobre fiscais ligar para Maia  21 98292 2544  TIM  ou comitê  21 3076 7992


​Comitê de Campanha Reynaldo Barros


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Adiada as Eleições do CREA-RJ marcada para dia 19 novembro de 2014.


As eleições para Presidente do CREA-RJ foram adiadas em função do descumprimento, por parte do atual presidente CREA-Rj Agostinho Guerreiro, de uma decisão judicial da 3ª Vara do Distrito Federal que determinava dar ampla publicidade a todos os candidatos a presidente sob multa de R$ 20.000,00 (anexo).

Por isso, uma decisão judicial por liminar adia as eleições para Presidente CREA-RJ, mantendo a eleição para os demais cargos: Presidente CONFEA e Diretores da Mutua.

Veja o documento do Engº Reynaldo Barros, candidato a Presidente CREA-RJ:


"CAMPANHA LIMPA!

Caro(a)s Amigo(a)s

Mais um indicador de que nossa campanha limpa e em alto nível lidera a preferência dos profissionais: adiaram as eleições. Só adia quem se sente em desvantagem. 

Aumentaremos a intensidade de nossa campanha para um novo Crea Rj, na certeza de que representamos a efetiva mudança de conceito do nosso Conselho, pois não fizemos parte em nenhum momento dessa direção que levou-o a sua quase falência institucional total.

Nossa campanha é a que mais cresce e alcança segmentos, antes alheios ao cotidiano de nosso sistema profissional, mas que, cansados de sua inoperância, aderem às nossas propostas inovadoras e reais.

Vamos nos manter em todo o Estado, dialogando com todas as entidades profissionais, com todas as instituições de ensino, de nível superior e nível médio, com todos os segmentos empresariais da engenharia que tantas dificuldades encontram no atendimento cartorial de nosso Conselho.

Vamos em frente, firmes e convencidos de que temos a melhor proposta.

Engº Reynaldo Barros"

 Decisão judicial da 3ª Vara do Distrito Federal que determinava dar ampla publicidade a todos os candidatos a presidente sob multa de R$ 20.000,00 





quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Dia 19 de Novembro - Reynaldo Barros, Presidente CREA-RJ !!!



DESESPERO ASSOMBRA CANDIDATURA ARCILEY PINHEIRO, O CAMPEÃO DE MENTIRAS! 

10ª VARA FEDERAL DO RIO DE JANEIRO RECONHECE DESCUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL, MAS RECOMENDA QUE REYNALDO BARROS RECLAME DESCUMPRIMENTO DO CONFEA EM BRASILIA, O FORO COMPETENTE.  A MATÉRIA É A PLENA PUBLICIDADE DE SUA CANDIDATURA NA REVISTA DO CREA-RJ 

ESSA É A VERDADE. VEJA DECISÃO DA JUSTIÇA FEDERAL DE BRASÍLIA - 3ª VARA DO DF: 

"DETERMINO NOVA INTIMAÇÃO DO RÉU (CONFEA) PARA QUE CUMPRA A REFERIDA DECISÃO (DE GARANTIR A CANDIDATURA REYNALDO BARROS) SOB PENA DE MULTA DIÁRIA DE R $ 5.000,00."
Pedro Felipe de Oliveira Santos - Juiz Federal - 5 de novembro de 2014.
 


PROFISSIONAL, SE A MULTA RECAIR SOBRE O CREA-RJ, INFELIZMENTE O PRESIDENTE FARÁ MAL USO MAIS UMA VEZ DE SUA ANUIDADE. 

COMO ARCILEY NÃO TEM PROPOSTAS PARA O CREA E NÃO TEM O APOIO DA CATEGORIA, SÓ LHE RESTA GOLPE BAIXO. 


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Engº José Luiz Cardoso é a Personalidade da Engenharia Estrutural 2014

O eng. José Luiz Cardoso foi homenageado pela ABECE, na cerimônia de premiação do 12º Prêmio Talento Engenharia Estrutural, com o título de Personalidade da Engenharia Estrutural 2014. O evento, que aconteceu na noite de 30 de outubro de 2014, no Buffet Torres, em São Paulo (SP), contou com a presença de cerca de 350 pessoas, entre profissionais da área e convidados.
Nascido em 22 de julho de 1929, o eng. Cardoso se formou, em 1952, em Engenharia Civil pela Escola Nacional de Engenharia do Rio de Janeiro e fez pós-graduação (1954 - 1955) em Estruturas pela Universidade do Brasil, também no Rio de Janeiro.
Foi professor das cadeiras de Topografia na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica (1953 a 1955), de Resistência dos Materiais na Escola de Engenharia da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1956 a 1957), de Estática das Construções na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica (1957 a 1958), de Hiperestática de Pontes na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (1957 a 1968), de Cálculo Diferencial, Integral e Vetorial na Escola de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1961 a 1963), de Pontes na Escola de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro (1964 a 1980), de Resistência dos Materiais na Escola de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro (1981 a 1984), de Estruturas de Concreto Protendido - Curso de Extensão universitária da Associação dos Antigos Alunos da Escola Politécnica (1964), de Concreto Protendido do Instituto Militar de Engenharia (1972), de Pós-graduação da COPPE sobre modelos estruturais constituídos de bielas e tirantes em estrutura de concreto armado e protendido (1991), além de ter sido coordenador e professor do Curso de Pós-graduação de métodos modernos na engenharia estrutural e teoria de concreto armado e protendido da UERJ (1977 a 1983).
Atuou como diretor técnico da Sotege Engenharia SA - Sociedade de Terraplanagem e Grandes Estruturas e da Jatocret Engenharia e é diretor da J L C Engenharia de Projetos e Consultoria.
Participou de projetos importantes no Rio de Janeiro, como dos viadutos rodoviários na Av. das Bandeiras, em Deodoro, na Serra das Araras, sobre a Rua das Laranjeiras e da passarela do aterro do Flamengo, entre outros; da Ponte Internacional sobre o Rio Quarai –Brasil – Uruguai –BR 377, Ponte – Travessa sobre o Rio Uruguai, divisa RS/SC na Rodovia BR 153; Ponte sobre o Rio Santa Maria – BR 290; Ponte sobre o Canal de São Gonçalo- BR 392-471-RS; Ponte sobre o Rio Parnaíba – Divisa entre Estados do Piauí – Maranhão – BR 136; Ponte sobre o Canal da Lagoa da Barra da Tijuca – BR 101 – RJ, entre inúmeros outros.
Recebeu diversas homenagens em sua carreira, entre elas o Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2012, com o projeto da Ponte sobre o Rio Doce (Colatina - ES), e o título de Associado Honorário ABECE 2004.
O título de Personalidade da Engenharia Estrutural é uma homenagem conferida anualmente pela ABECE a grandes profissionais da área em reconhecimento à sua dedicação ao exercício da profissão e pela sua contribuição ao engrandecimento da engenharia estrutural brasileira.

Fonte: ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural